Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Pol Roger: Conheça o champagne servido no casamento real inglês

Pol Roger

Pol Roger é um dos produtores de maior prestígio em todo o mundo. Com sede em Epernay, na região de Champagne na França, é reconhecido por seu extraordinário e elegante estilo e é um dos pouquíssimos a receber cotação máxima, 5 estrelas, de Robert Parker. É também o Champagne dos especialistas, que são unanimes em proclama-lo como o seu preferido.

A revista inglesa Decanter – uma das mais conceituadas do mundo – publicou a reportagem intitulada “The Gurus Tell All” (os gurus nos contam), na qual os grandes gurus do vinho tiveram de contar quais eram seus vinhos de Champagne favoritos. Pol Roger foi citado por seis deles.

Sir Winston Churchill – que foi primeiro ministro britânico por duas vezes (1940 a 1945 e 1951 a 1955), era admirador incondicional deste Champagne, ao ponto de dar o nome de Pol Roger a seu melhor cavalo de corrida.

Além de ter sido eleito várias vezes “o melhor Brut” pela Wine Spectator. O estilo desta Maison é gerar vinhos de médio corpo e muita elegância. É líder no mercado inglês, o mais exigente do planeta.

A Maison Pol Roger foi criada oficialmente em 1849, mas pelo menos duas gerações trabalharam na produção antes do próprio Pol Roger começar a fazer e comercializar seus vinhos na França. Em meados da década de 1850, a exportação tornou-se um foco principal e a casa começou a evitar a doçura residual tradicional de Champagne, produzindo um estilo mais seco, que estaria mais de acordo com os paladares britânicos. A casa cresceu ao longo dos séculos XIX e XX, mantendo-se forte durante todo o período da Lei Seca Americana e da Revolução Russa. Atualmente, são os descendentes de Pol Roger quem administram a vinícola.

Com cerca de 89 hectares de vinhedos, Pol Roger cultiva metade das uvas utilizadas na elaboração de seus vinhos espumantes. A outra metade é fornecida por produtores parceiros de longa data. O processo é todo artesanal em suas adegas, uma das mais profundas da região de Epernay.

O famoso Champagne Sir Winston Churchill, lançado em homenagem ao ex primeiro-ministro britânico, em 1984, é um dos melhores já produzidos. A assemblage é majoritariamente de Pinot Noir, complementado por Chardonnay. Apenas os melhores frutos, selecionados de vinhedos na Vallée de la Marne e na Côte des Blancs, entram nesta Cuvée de Prestige. O vinho permanece maturando nas caves em contato com as borras das leveduras por mais de 7 anos antes da degola, o que lhe confere soberba complexidade.

A linha mais básica do Champagne Pol Roger Brut – Extra Cuvée De Reserve, é elaborada com a tradicional assemblage com as uvas Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier e o preço aproximado aqui no Brasil é de R$ 500,00. Eleito várias vezes o melhor Brut, é um champagne de muita classe, que prima pela elegância. É uma assemblage de diversas colheitas, de forma a manter, a cada ano, consistentemente o mesmo estilo da casa. Foi recentemente classificado como o segundo melhor champagne não safrado por Jancis Robinson, uma das maiores conhecedoras de vinho do planeta, para ela este champagne é indiscutivelmente um grande vinho.

Hummmm… Deu uma vontade de abrir um champagne e brindar agora mesmo!

Se for beber, beba o que é bom e com moderação. Santé!

_______________________________________________________________________

Por Valéria Pilon
Sommelière e Coordenadora de Eventos
Salut – Sommelière Valéria Pilon
E-Mail

 

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email