Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Vinhos: Pisco – Revista AMAIS

pisco

Pisco: É o primo sul americano dos destilados europeus.  Assim como o Cognac, o Armagnac, a Bagaceira e a Grappa, o Pisco é um destilado produzido a partir da uva e possui alto teor alcoólico, 40°.

Peruanos e chilenos reivindicam, há séculos, o status de berço do Pisco. Essa é uma discussão acalorada, e que provavelmente nunca será resolvida. Tanto no Peru como no Chile produz-se Pisco, e pode ser bebido puro em shots ou elaborar drinks, entre eles o famoso Pisco Sour.

Indicações históricas apontam que a bebida nasceu em uma região que, na época, não era nem Peru, nem Chile, era parte da colônia espanhola, da qual os dois países faziam parte atualmente. Mas esta questão territorial, no mapa moderno da América do Sul, é uma região  de fato, peruana. No Peru, o Pisco é levado tão à serio como os grandes vinhos franceses e possui uma denominação de origem, como os Champanhes, os vinhos de Bordeaux e os da Borgonha. Os peruanos clamam que único destilado de uva que poderia ser chamado de Pisco, é o peruano. Cada país defende os seus interesses e as suas argumentações.

Os Chilenos, por sua vez, defendem que Pisco é o nome do tipo da bebida, como vinho. E um dos principais argumentos chilenos é que a quantidade de Pisco produzida no Chile é, inclusive, quase três vezes maior do que a quantidade produzida no Peru.

A argumentação faz sentido, mas como acontece na Europa a D.O. precisa ser respeitada. A discussão é ampla e pelo que podemos observar, também será longa.

Na produção do Pisco, as uvas utilizadas são chamadas de “uvas pisqueras”, variam também, conforme o país produtor.

No Peru, as cepas usadas são principalmente Mollar, Negra Corriente e Quebranta nos Piscos puros, já as Itália e Moscatel são usadas nos Piscos aromáticos. Já no Chile, as principais uvas do Pisco são Moscatel, Torontel e Pedro Jiménez.

Além das uvas serem diferentes nos dois países, também os métodos de produção são diferentes. Ou seja, são bebidas parecidas, mas diferentes entre si.

Mais uma curiosidade: Pisco significa pássaro, em um antigo idioma que ainda hoje se fala, em grande parte do Peru. E era o nome usado pelos Incas para se referir também aos povos nativos dessa terra.

Aproveite um pouco mais do Pisco e prepara o famoso drink “Pisco Sour”.

Ingredientes

1 dose de suco de limão

1 dose xarope de açúcar

3 doses de pisco

1/2 clara de ovo

Gelo, o quanto baste

3 a 4 quatro gotas de angostura

Modo de Preparo

Num liquidificador coloque todos os ingredientes e bata até o gelo se dissolver por completo.

Sirva num copo gelado e finalize com as gotas de angostura.

* Angostura é um bitter concentrado e aromático, comumente utilizada no preparo de coquetéis clássicos e em várias receitas de culinárias.

Salute! Com Pisco peruano ou chileno!

________________________________________________________________________

Por Valéria Pilon
Sommelière e Coordenadora de Eventos
Salut – Sommelière Valéria Pilon
E-Mail

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email