Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Transtorno de ansiedade: qual o momento certo de procurar tratamento?

Transtorno de ansiedade

Transtorno de ansiedade: Estudo da OMS coloca o Brasil como país mais ansioso do mundo; somente em Boituva, Cerquilho e Tietê, mais de 13 mil podem sofrer com o problema

Nenhum país no mundo tem mais pessoas sofrendo com ansiedade do que o Brasil. É o que diz um estudo publicado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A publicação afirma que 9,3% dos brasileiros sofrem com algum tipo de ansiedade. Trazendo este número para as cidades de Boituva, Cerquilho e Tietê, que juntas possuem cerca de 150 mil habitantes, podemos estimar que aproximadamente 13,5 mil pessoas sofrem com o problema nas três cidades.

Característica natural do ser humano, a ansiedade faz parte do cotidiano, como a que ocorre nos momentos que antecedem um acontecimento importante, como uma viajem ou casamento. Luana Thibes, psicóloga do Centro Médico São José, de Cerquilho, afirma que a ansiedade passa a ser um problema quando ocorre em excesso. “Se a ansiedade passa a atrapalhar, gerando sentimentos ruins, como: medo em excesso, preocupação sem motivo, insônia e dificuldade em se relacionar com outras pessoas, então é hora de buscar ajuda profissional”, alerta.

A especialista explica que muitos transtornos psicológicos possuem sintomas semelhantes, cabendo ao profissional de saúde mental fazer o correto diagnóstico e orientar o melhor tratamento. “A ansiedade pode ser confundida com depressão e síndrome do pânico ou estar associada a estes e outros transtornos”, detalha.

O diagnóstico é feito após consulta onde o psicólogo avalia os sintomas e conhece o histórico e o perfil do paciente. “Desta forma, conseguimos orientar o tratamento, que, quando conduzido pelo psicólogo, envolve apoio e ajuda a superar os problemas”, diz Luana Thibes.

Caso seja necessário o uso de medicamentos, o paciente é encaminhado ao psiquiatra. “Se o psicólogo observar que também é preciso apoio psiquiátrico, é feito o encaminhamento ao médico, que é quem prescreve medicamentos que ajudam no tratamento de transtornos psiquiátricos”, conclui a psicóloga.

Luana Thibes, psicóloga do Centro Médico São José de Cerquilho.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site ou pelo Facebook.

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email