Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Saúde: Cuidado para não exagerar nas festas de fim de ano! – Revista AMAIS

festas de fim de ano

Especialistas dão dicas para curtir as festas de fim de ano sem descuidar da saúde

Está chegando o verão. Época em que a chegada do calor coincide com as festas de fim de ano, férias escolares e tudo mais que convide a sair da rotina e se divertir. Estas mudanças, aguardadas ansiosamente durante todo o ano que passou, devem ser aproveitadas ao máximo, mas, sem deixar de lado os cuidados com a saúde, afinal, o corpo pode estranhar tanta coisa diferente acontecendo ao mesmo tempo, e ninguém quer perder estes dias por conta de um mal-estar ou desconforto, não é mesmo?

Por isso, para aproveitar este período com tudo o que há de direito, os profissionais do Centro Médico São José, de Cerquilho, preparam algumas dicas importantes a serem seguidas:

Hidrate-se!

Dra. Daniela Denardi, nutricionista, afirma que a hidratação é uma das questões que mais merecem atenção nesta época: “No verão e festas de fim de ano costumam surgir combinações que favorecem a desidratação: consumo de bebidas alcoólicas, altas temperaturas, exposição ao sol, prática de atividades físicas e transpiração. Tudo isso colabora para a perda de líquidos, que precisam ser repostos. E não adianta se hidratar com bebidas alcóolicas. Embora sejam líquidos, e refrescantes, o álcool presente nas bebidas possui efeito diurético, ou seja, em vez de hidratar, aumentam a desidratação, por isso é importante beber moderadamente, alternando com água, isotônicos ou água de coco, por exemplo”, alerta a especialista, que completa: “Diabéticos e hipertensos precisam ter atenção redobrada, pois muitas bebidas possuem excesso de sódio ou açúcares, que podem prejudicar a saúde”.

festas de fim de ano

Dra. Daniela Denardi.

Alimente-se bem

Com todas aquelas delícias disponíveis, fica fácil passar da conta e comer demais. “É importante ter cuidado com a alimentação. Além de não comer muito, é preciso estar atento com o armazenamento dos alimentos, principalmente na praia, onde não conseguimos saber se estão adequados ao consumo. O risco de intoxicação alimentar é grande, por isso é importante evitar lanches com maionese e frituras e priorizar frutas, e alimentos industrializados”, aconselha a nutricionista do Centro Médico São José.

Não fique parado!

Nesta época muita gente costuma ir à praia, passando muitas horas no trânsito, encolhidos dentro do carro. Dr. Mauricio Mod, médico ortopedista e responsável técnico do Centro Médico São José afirma que é bom sempre manter o corpo em movimento: “O ideal é parar a cada duas horas, descer do carro, caminhar um pouco e alongar os membros. Esta dica, além de evitar aquela famosa dor nas costas de quem dirigiu por muito tempo, também estimula a circulação, o que é importante para manter os músculos bem irrigados. Em viagens longas de avião a dica é a mesma. Levante e caminhe um pouco para evitar problemas”.

Já quem aproveita o fim do ano para ir a festas, baladas e shows à beira mar, também é importante se atentar aos calçados. “Muitas cidades, principalmente no litoral, aproveitam esta época para realizar shows e festas. Nestes locais, onde normalmente as pessoas ficam em pé por muitas horas, é preciso estar utilizando calçados adequados. Os tênis de caminhada são os melhores. São confortáveis, absorvem o impacto e mantém os pés seguros. Chinelos e calçados abertos devem ser evitados, pois existe o risco de algum ferimento por caco de vidro ou algum objeto cortante presente na areia e nas ruas. Os sapatos de salto também não são indicados, pois acabam sobrecarregando a ponta dos pés e a coluna, podendo causar dor e lesões”, alerta Dr. Mauricio.

 

Dr. Mauricio Mod, ortopedista e responsável técnico do Centro Médico São José

 

Durma bem

As festas de fim de ano são um convite a passar noites acordado, mas, se o descanso também não vier de forma proporcional, o organismo pode sofrer, explica o neurologista especialista em sono, Dr. Henrique Fernandez Mendes. “O descanso é fundamental para repor as energias e funcionar adequadamente. Falta de sono pode baixar a imunidade, deixando o corpo mais exposto a doenças. Também ocorre a diminuição da atenção, o que pode ser perigoso, principalmente para quem dirige, podendo, inclusive, se envolver em um acidente”, alerta o especialista, que completa. “Mesmo durante as férias e festas, é importante dormir 8 horas por dia”.

Seguindo estas dicas o risco de sofrer com um imprevisto neste fim de ano é menor, e depois que tudo passar, só sobrarão boas lembranças de mais um fim de ano!

 

festas de fim de ano

Dr. Henrique Fernandez Mendes, neurologista do Centro Médico São José de Cerquilho

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site ou pelo Facebook.

Fonte: QNotícia

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email