Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Saúde: Como oferecer os primeiros alimentos ao seu bebê? – Revista AMAIS

Bebê

Bebê: Especialista dá dicas para alimentar os pequenos com segurança e fazer com que eles comam de tudo!

O leite materno é um alimento completo. Até os seis meses de idade ele é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê, não sendo necessário nenhum tipo de complemento.

Após esta idade, já é possível apresentar os primeiros alimentos, como conta Dr. Luís Rubinato, novo médico pediatra do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP). “Depois dos seis meses, o bebê entra em uma nova fase de desenvolvimento, que exige mais nutrientes. Nesta etapa, o leite materno passa a não ser suficiente como única forma de alimentação. No entanto, é recomendado o aleitamento materno até os dois anos de idade, em paralelo aos alimentos, que devem ser inseridos gradualmente”, explica.

E para que você possa alimentar o seu bebê corretamente e de forma saudável, Dr. Luís preparou uma série de dicas:

  1. A primeira alimentação após os seis meses de idade deve conter cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes. O ideal é oferecer estes alimentos três vezes ao dia, em poucas quantidades e em textura pastosa (papinha). Aos poucos, aumente a textura dos alimentos até que a criança esteja comendo o mesmo que os adultos.
  2. Ofereça uma alimentação variada. Além de ser mais nutritivo, a criança desde cedo se familiariza com os sabores e texturas, diminuindo as chances de futuramente não gostar de algum alimento.
  3. Se o bebê não gostar de um alimento, não desista! Se ele cuspir o que está comendo, ofereça novamente na próxima refeição com outra apresentação, por exemplo: uma cenoura que não agradou em uma papinha, pode vir ralada no arroz.
  4. Nos primeiros anos de vida é importante evitar alimentos como: açúcar, balas, café, enlatados, frituras, mel, refrigerantes e salgadinhos.
  5. Todas as crianças aprendem pelo exemplo, então, uma boa dica para ensinar os pequenos a comer é oferecer a ela os mesmos alimentos do restante da família, principalmente quando a criança já estiver maior e comendo alimentos inteiros.
  6. Sal e alimentos industrializados devem ser evitados. As crianças devem ser estimuladas a consumir alimentos naturais e preparados em casa.
  7. Se tiver alguma dúvida informe-se com um médico pediatra de confiança.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site ou pelo Facebook.

bebês

Dr. Luís Rubinato, pediatra do Centro Médico São José de Cerquilho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: QNotícia

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email