Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Recém-nascidos exigem atenção especial nos primeiros dias de vida

recém-nascidos

Recém-nascidos: Médico pediatra de Cerquilho reúne dez dicas de cuidados essenciais que contribuem para o desenvolvimento saudável dos bebês.

A chegada de um recém-nascido enche a família toda de alegrias e também de dúvidas, afinal, a vida de todos ao redor muda com o novo membro da família, que inspira muitos cuidados nesta primeira fase.
Afinal, os bebês não têm manual de instruções, então, é importante buscar orientações a respeito de como cuidar corretamente e também evitar preocupações desnecessárias.
Dr. Luis Rubinato, médico pediatra do Centro Médico São José, de Cerquilho, reuniu as principais questões a respeito desta etapa. “As crianças recém-nascidas (até 28 dias após o nascimento), necessitam de alguns cuidados, listados abaixo, para se desenvolverem fortes e com saúde”, comenta.
1) Amamentação: é importante estimular a amamentação já na sala de parto. Mesmo que o bebê não consiga sugar nesse momento, é preciso haver o contado com a pele da mãe, pois torna mais fácil e natural a adaptação. Nesta fase é necessário amamentar a cada três horas.
2) Limpeza do nariz: o ideal é limpar o nariz do bebê com soro fisiológico antes de amamentar, sendo indicado o soro em spray, para uma melhor capacidade de respiração durante as mamadas.
3) Trocas de fraldas: inicialmente ocorrem com mais frequência, pois os bebês mais novos fazem cocô cerca de oito vezes ao dia. Evite os lenços umedecidos, que contém produtos químicos que podem irritar a pele do bebê. Prefira algodão e água morna. Meninos e meninas devem ser limpos sempre da frente para trás, com movimentos suaves.
4) Banho: uma boa dica é deixar tudo o que será utilizado, por perto (sabonete líquido de glicerina, toalha, algodão, fralda e roupas). Nessa etapa deve-se enrolar o corpo do bebê em uma toalha para a cabeça ser lavada primeiro para depois, secar a cabeça e lavar o corpo, gentilmente.
5) Umbigo: em geral, o coto umbilical cai até o 15º dia de vida. Até que isso ocorra, é preciso higienizar bem a base, com álcool 70%, após cada troca de fraldas. É normal sair um pouco de sangue.
6) A importância do silêncio: o bebê acabou de sair de um ambiente tranquilo, que é o útero materno. Por isso, a casa precisa ser igualmente tranquila e silenciosa nos primeiros dias de vida. Principalmente durante a amamentação e na hora de dormir.
7) Circulação restrita: é importante evitar visitas no primeiro mês de vida, mas, se ocorrerem, é preciso certificar que sejam de curta duração, no máximo quinze minutos. Todos devem lavar as mãos antes de tocar no bebê. Inclusive os pais.
8) Evite passeios no primeiro mês: a dica vale tanto para preservar a saúde do bebê quanto da mãe, que teve um parto recentemente. Até que o bebê esteja mais forte e resistente e a mãe totalmente recuperada, é importante evitar saídas desnecessárias de casa.
9) Não esqueça das vacinas: é extremamente importante seguir o calendário de vacinação, pois, as vacinas são fundamentais para aumentar a imunidade e proteção do bebê aos mais diversos tipos de doenças.
10) Consulte sempre o pediatra: a primeira consulta ao pediatra ocorre logo nos primeiros sete dias após a alta hospitalar. Depois disso, mensalmente.
“Seguindo essas dicas, os primeiros dias de vida do bebê têm bem mais chances de serem tranquilos e sem surpresas desagradáveis. Esteja sempre próximo ao seu pediatra de confiança, não perca as consultas e desfrute deste momento único em família”, conclui Dr. Luis Rubinato.
recém nascidos

Dr. Luis Rubinato

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site ou pelo Facebook.
Fonte: QNotícia
Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Sem comentarios

Comentar

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email