Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Empreendedorismo: Quero abrir um novo negócio, por onde começo? – Revista AMAIS

Novo negócio: Muitas pessoas têm boas ideias de negócios e vontade de empreender, porém uma das grandes dificuldades que encontram é saber por onde começar.

Uma ótima forma de materializar essas ideias é através de uma ferramenta chamada Canvas do Modelo de Negócio, criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneu no livro Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Com ela você pode entender se a sua proposta realmente gera valor para o seu público alvo e quais as principais variáveis envolvidas.

Essa ferramenta contempla nove tópicos que devem ser preenchidos com muita atenção, pois serão essenciais no desenvolvimento do seu negócio! Seguem algumas dicas de preenchimento de cada um:

1 – Segmentos de Clientes: Quem é seu público alvo pensando em idade, gênero, renda, localização e comportamento de compra? Quais as necessidades que eles têm, como comodidade, flexibilidade, agilidade na entrega, etc.?

2 – Oferta de Valor: Quais são suas principais entregas aos segmentos de clientes? Quais são seus diferenciais? Quais são os resultados esperados pelos clientes?

3 – Canais: Por quais meios você entrega seus produtos, se comunica com o cliente, faz prospecção e pós venda?

4 – Relacionamento com o cliente: Como eu me comunico com o meu cliente em cada canal? Como eu mantenho a interação com esses clientes? Que tipo de linguagem é utilizada (formal/informal)?

5 – Fontes de Receita: Quais são os principais produtos e serviços ofertados? Como será feito o pagamento? Qual seu posicionamento de preço?

6 – Atividades Chave: Quais atividades são importantes para o funcionamento da empresa e a entrega da sua proposta de valor?

7 – Recursos Chave: Quais recursos você necessita para realizar suas atividades? Com quais recursos financeiros eles serão pagos?

8 – Parcerias Chave: Quais fornecedores ou prestadores de serviços são importantes para o desenvolvimento do negócio?

9 – Estrutura de Custos: Quais custos você tem para criar e manter o seu negócio em funcionamento? Normalmente eles virão das atividades, recursos e parceiros chave.

A ideia é imprimir esse modelo em um papel grande (de preferência tamanho A3 ou maior), escrever as ideias em papel autoadesivo e colar no respectivo tópico, assim você consegue visualizar e modificar suas ideias de maneira mais ágil. Pode ser interessante mostrar seu modelo para outras pessoas, você pode pedir a opinião de outros empreendedores, seu público alvo ou pessoas familiarizadas com o seu ramo de atividade. Com isso, você consegue capturar novos insights e melhorar seu modelo de negócio!

novo negócio

O próximo passo é você iniciar seu Plano de Negócios, onde você definirá como e quando seu Modelo de Negócios será executado e se ele é viável economicamente. Falaremos sobre ele nas próximas edições!

Bons negócios!

___________________________________________________________________________________

novo negócio
Julio Petta

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Prebisteriana Mackenzie

Fundador da Collabori Consultoria e Capacitação

julio@collaboriconsultoria.com.br www.collaboriconsultoria.com.br

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email