Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Guia de Praias paradisíacas do Nordeste

Nordeste

A Região do Nordeste do Brasil é composta de nove estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí. O território é composto de muita beleza natural e uma cultura efervescente. Com cerca de 3 mil quilômetros, o litoral do nordeste é um destino mundialmente conhecido.

Suas belas praias e a combinação perfeita de muito sol, paisagens perfeitas faz dele um destino certo para todas as épocas do ano. Alugar um carro e percorrer praias é sempre um grande programa — desde que você faça uma de cada vez. Esse negócio de tirar um dia pra entrar de praia em praia acaba fazendo com que você não aproveite nenhuma.

E as praias são boas demais para ficarem só na foto: desça do carro, acomode-se e aproveite. Tenha em mente que a praia acaba cedo no Nordeste. O dia amanhece cedo demais (pelo certo, a costa leste da região deveria aderir ao horário de verão o ano inteiro), e às duas da tarde já rola uma sombra dos coqueiros nas praias de faixa mais estreita de areia.

As praias de Maceió – sejam urbanas, do litoral Norte ou do litoral Sul – têm as mesmas características: águas mornas, coqueirais e piscinas naturais. As diferenças ficam por conta dos diversos tons de verde e de azul e pelas ondas – fortes ou inexistentes. Na orla central, as atrações incluem barracas animadas, ciclovia, pista de cooper e, no caso de Pajuçara, um passeio de jangada até à barreira de recifes, repleta de peixes coloridos e sanfoneiros!

Ao Norte, o surf e a pesca são praticados em Jacarecica e Garça Torta, enquanto Guaxuma é o point da garotada. Já o Sul guarda dois dos principais cartões-postais alagoanos – as praias do Francês, lotada no verão e nos finais de semana; e do Gunga, com estrutura de lazer que inclui mergulho livre nas piscinas naturais.

Lugares paradisíacos do Nordeste 

Maragogi

Localizado a 125 km de Maceió, o município localiza-se no Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano. Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do estado. Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais, destacando-se as de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corais.

As belezas de Porto de Galinhas

Piscinas naturais, passeios de bugue, artesanato e praias paradisíacas são alguns dos atrativos do lugar

Porto de Galinhas, no estado do Pernambuco, atrai todos os anos 500 mil de turistas em busca das piscinas naturais mornas e cristalinas, além das mordomias oferecidas pelos resorts e pousadas. A melhor época para aproveitar a boa infraestrutura local e as tarifas mais acessíveis é até o final de outubro, pois, a partir de novembro, tem início a alta temporada.

A turística Porto de Galinhas deve muito de sua fama ao imenso conjunto de recifes que fica próximo da orla. Por causa dele, a vila de pescadores transformou-se num respeitável polo turístico a partir do início dos anos 90: viajantes de todos os cantos do Brasil aportavam na vila para embarcar em jangadas e conhecer os recifes e piscinas naturais. Surgiram hotéis, pousadas, resorts, condomínios residenciais e casas de veraneio para atender a um número crescente de visitantes.

Localizada no município de Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é emoldurada por piscinas naturais com águas mornas e transparentes repletas de peixes coloridos e jangadas deslizando de um lado para o outro na maré baixa. Mas tem também praias com ondas fortes, perfeitas para a prática de surf – não é à toa que a praia de Maracaípe é um dos cenários do Campeonato Mundial de Surf, sediando as etapas do mês de outubro.

Os esportes náuticos, aliás, vêm ganhando cada vez mais adeptos na região, transformando a praia de Muro Alto em point dos apaixonados por esqui aquático, wakeboard e jet-ski.

Vamos viajar para o Nordeste?

Hannalee Motta

hannalee@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email