Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Empreendedorismo: Plano Operacional – Revista AMAIS

Plano Operacional

Plano Operacional: Após construir o seu plano de marketing, abordado na edição passada, você precisa construir o plano operacional para definir quais são as principais atividades que a empresa precisa realizar, como e por quem elas devem ser executadas.

Comece listando os processos que são essenciais para o funcionamento da sua empresa. Utilizando uma empresa de fabricação de calçados, alguns exemplos de processos seriam: recebimento e estocagem de matéria prima, fabricação do calçado, faturamento e expedição da mercadoria, vendas, atendimento ao cliente, entre outros. Dentro de cada processo, liste as principais atividades, recursos necessários e tempo utilizado em cada uma delas: o processo de fabricação de calçado tem as atividades de corte, costura, montagem e embalagem, necessitando de ferramentas como maquina de corte e costura e mesa para montagem.

Com os processos definidos, mensure qual é a sua capacidade produtiva. Quantos calçados consigo fabricar por hora se uma pessoa fizer todo o processo? E se eu tiver uma pessoa em cada atividade desse processo, quanto aumentaria minha capacidade produtiva? Outro ponto importante é calcular seu tempo de entrega ao cliente a partir do fechamento do pedido (lead time), para entender quanto de estoque você deve ter dependendo da sua demanda.

O próximo passo é definir o layout físico para que a produtividade da sua empresa seja a maior possível. Considere pontos como: as atividades sequenciais podem ficar próximas uma das outras, as áreas de recebimento e expedição ficam próximas a entrada/saída da empresa, o armazenamento do estoque de matéria prima e produto acabado deve ser feito corretamente para evitar perdas e a área de vendas deve gerar fácil visualização dos produtos pelo cliente.

Com base nas definições anteriores, verifique a necessidade de funcionários. Quantos colaboradores e quais cargos são necessários em cada área? Qual nível de experiência e qualificações exigidos? Quais atividades e responsabilidades eles terão nos processos da empresa?

Com o plano operacional finalizado, você estará pronto para fazer o plano financeiro, no qual irá projetar todas receitas e custos do negócio e concluir se ele é rentável, falaremos sobre ele na próxima edição!

Bons negócios!

_______________________________________________________________________

Por Julio Petta

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fundador da Collabori Consultoria e Capacitação

E-mail / Site 

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email