Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Empreendedorismo: Plano de marketing para novos negócios – Revista AMAIS

plano de marketing

O plano de marketing tem importância fundamental na construção do plano de negócio. É onde você irá definir, com base na sua análise de mercado e seu modelo de negócio, quais serão seus produtos/serviços e como vendê-los.

Para isso, utilizaremos o conceito dos 4 Ps de Marketing desenvolvidos por Philip Kotler, que são: Produto, Preço, Promoção e Praça (distribuição). Cada conceito deve ter como foco o segmento de cliente que você escolheu, pois a percepção de valor varia muito de acordo com o público.

Produto: escolha quais serão as características do produto, como cor, tamanho, material e embalagem e depois pense em aspectos mais amplos como instalação, garantia e pós-venda. Também é preciso entender o valor agregado que esse produto entrega ao consumidor e qual a função dele no seu portfólio. Alguns produtos terão a função de gerar experimentação da marca para clientes novos e outros aumentar a cesta de compra de clientes que já conheçam a marca.

Preço: para definir o preço dos seus produtos você deve considerar diversos fatores: valor agregado, custos, função no portfólio, quanto o cliente está disposto a pagar e o preço da concorrência. Se seu produto tiver maior valor agregado que o do concorrente, você poderia cobrar um preço maior por ele, mas para tornar sua marca conhecida você pode decidir ter os preços próximos aos da concorrência para ganhar mercado e depois fazer um reposicionamento. Lembrando que isso deve estar previsto nos seus custos, pois irá reduzir sua margem de lucro.

Promoção: como sua empresa e seus produtos ficarão conhecidos? Defina qual será o conceito da sua marca, como você comunicará seus diferenciais e quais serão os meios de divulgação: mídias sociais, TV, rádio, revista, influenciadores, etc. É imprescindível ter uma estratégia de promoção consistente, pois mesmo com produtos ótimos e preços atrativos o cliente precisa saber que sua marca existe e porque ele deveria comprar seu produto.

Praça (distribuição): os clientes precisam adquirir seus produtos por algum canal, por onde normalmente eles fazem suas compras? Se for em loja física você precisará definir onde ela ficará, para garantir que os clientes tenham fácil acesso. Se for um e-commerce, como será seu site e quem entregará seus produtos para os compradores?

Não se esqueça de anotar os custos envolvidos em cada definição do plano de marketing, eles serão muito importantes para fazer o plano financeiro e concluir se o negócio dará lucro! Na próxima edição falaremos sobre o Plano Operacional!

Bons negócios!

______________________________________________________________________

Por Julio Petta
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Prebisteriana Mackenzie
Fundador da Collabori Consultoria e Capacitação
E-Mail | Site

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email