Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Panetone fit promete sabor e saúde neste Natal

Panetone fit

Panetone fit: Digital influencer Analu Lourenço ensina versão saudável da receita mais tradicional do final do ano.

O Natal vem chegando e o receio de ganhar uns quilinhos a mais, nesta época do ano repleta de festas, também se aproxima. Só de pensar na ceia, muitos de nós já ficamos estressados, sabendo que as horas gastas na academia terão que redobrar, para queimar as calorias extras.

A boa notícia, porém, é que é possível, sim, saborear as receitas natalinas, sem fugir de uma dieta saudável! Como? A digital influencer Analu Lourenço (@analu.lourenco), adepta de um estilo equilibrado de vida, mas sem neuras, ensina uma receita especial de panetone fit, sem glúten e sem lactose, que promete agradar até quem não está preocupado com as gordurinhas localizadas. O principal segredo, conta Ana, é a substituição da famigerada farinha de trigo pelas versões funcionais de arroz integral e amêndoa, além do polvilho doce. “Fica uma mistura muito saborosa, nutritiva e que não pesa tanto no estômago”, conta a influencer.

A nutricionista e coach de emagrecimento Dra. Ivana Gonçalves (@nutrivanagoncalves) explica que o valor calórico (390 Kcal) de uma fatia do panetone fit é semelhante ao da mesma porção do panetone tradicional ou, até mesmo, do chocotone. Porém, apresenta uma quantidade de gorduras “ruins” três vezes menor (2,6) e uma porção superior de gorduras “boas” (6,8). Adicionalmente, é uma receita sem glúten e com valor nutricional infinitamente superior ao do convencional. “Nem sempre escolher os alimentos apenas pelas calorias é a melhor opção. Selecioná-los pela qualidade nutricional, ainda mais conciliada ao sabor, com toda certeza, é uma escolha mais inteligente e saudável”, pontua a especialista.

A preparação da receita também contou com a participação da nutricionista e culinarista Kelly Cristina Diaz. “Pode ser que o panetone que você mais gosta tenha um valor calórico similar, ou até menor. Contudo, por ser preparado em casa, sem aditivos químicos e com ingredientes saudáveis e funcionais, você deverá ter um aproveitamento e uma resposta metabólica muito melhor do seu corpo, com a versão fit”, destaca.

Anote a receita do panetone fit:

Ingredientes:

– 1 pacote (10g) de fermento biológico seco

– 1/3 de xícara (chá) de água morna (não pode ser quente)

– 2 ovos

– 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

– 1 pitada de sal

– 3 colheres (sopa) de óleo de coco

– Raspas de um limão

– 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz integral

– 1/2  xícara (chá) de farinha de amêndoa

– 1/2 xícara (chá) de polvilho doce

– 1/2 xícara (chá) de cereja desidratada

– 1/2 xícara (chá) de cranberry desidratado

– 1/2 xícara (chá) de chocolate amargo

– 1 xícara (chá) de nozes picadas na faca

– 1 forma de panetone média (aproximadamente 13 cm de diâmetro)

Preparo:

Ative o fermento, colocando-o numa tigela com água morna, misturando até dissolver. Reserve.

Em outra tigela, coloque os secos: polvilho doce, farinhas de arroz integral e amêndoa. Misture e reserve.

Na tigela da batedeira, coloque os ovos, o açúcar, o sal, o óleo de coco e as raspas de limão. Bata até misturar bem. Continue acrescentando os itens reservados, misturando, desta vez, com uma espátula, incorporando-os aos poucos. Dica: Após bater a parte líquida, comece incorporando o fermento ativado e depois as farinhas, pouco a pouco. Use uma espátula para facilitar incorporar os ingredientes secos à massa. Forme uma bola e cubra bem com papel filme, bem esticado. Deixe a massa descansar por 30 minutos.

Acrescente o chocolate, as nozes e as frutas, incorporando-os à massa. Transfira a massa para a forma de panetone. Feche com um saco plástico e lacre com um pregador, nó ou arame. Aguarde em torno de uma hora para a massa crescer. Quando faltar 15 minutos para a massa crescer, pré-aqueça o forno a 180 graus.

Pincele uma gema de ovo (opcional) para dourar. Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por, aproximadamente, 35 minutos. Dica: o tempo de forno varia de acordo com o equipamento, por isto é importante que você retire após assar por completo.

Tabela nutricional

Ingredientes Kcal Carboidratos Gorduras Proteínas Gorduras boas
1 e 1/2 xícaras de arroz integral 537 114 4,2 10  
1/2 xícara de polvilho doce 130 32      
1/2 xícara de farinha de amêndoas 186 6 1   7
3 colheres de sopa de açúcar mascavo 180 44      
2 ovos 132   1,5 12 3
3 colheres de sopa de óleo de coco 375       42
1/2 xícara de cereja desidratada 72 16      
1/2 xícara de cranberry 101 24      
1/2 xícara de gotas de chocolate amargo 254 28 7   6
1 xícara de nozes 300 6 6 3
TOTAL – Rendimento aproximado 600g 2.262 270 13,7 28 61
Tabela para 1 fatia de 100g 377 45 2,3 4,6 10

Fonte: Dra. Ivana Gonçalves, nutricionista e coach de emagrecimento.

Confira outras receitas e dicas de um estilo de vida mais saudável nas mídias sociais de Analu Lourenço: @analu.lourenco (Instagram) e Ana Luisa Lourenço (Facebook).

Fonte: QNotícia

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email