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Osteoporose e exercícios físicos

osteoporose e exercícios físicos

Osteoporose e exercícios físicos: A osteoporose é um distúrbio osteometabólico onde é evidenciado uma diminuição da densidade mineral óssea e consequente aumento da fragilidade esquelética e risco de fraturas. Atinge principalmente público adulto acima dos 50 anos tanto homens e principalmente mulheres na menopausa. Alguns tratamentos medicamentosos são recomendados como forma de prevenção e tratamento onde o principal objetivo e prevenir ou estabilizar a perda do tecido ósseo. Alguns pesquisadores e médicos apontam para uma dificuldade em conseguir uma melhora na densidade do osso quando o nível da osteoporose já está avançado porem é percebido que havendo uma intervenção correta pode haver um retardo na evolução do problema.  

Fatores de risco 

– Predisposição genética 

– Envelhecimento 

– Dieta pobre em cálcio 

– Sedentarismo 

– Excesso de bebidas alcoólicas  

– Tabagismo 

– Menopausa 

– Excesso de uso de corticoides 

– Diabetes 

– Disfunções hormonais 

Vale ressaltar que a osteoporose é de difícil diagnostico, ou seja, ela não apresenta sinais claros então uma investigação médica preventiva é muito importante e através de anamnese e exames como densitometria óssea, o tratamento pode ser iniciado afim de não permitir a rápida evolução da doença. 

Tratamento 

Além de dieta equilibrada e ingestão de uma série de vitaminais e cálcio, alguns exercícios físicos são de suma importância para tratamento e prevenção da osteoporose. Segundo Colégio Americanos de Medicina Esportiva (ACMS) e autoridades no assunto, os exercícios resistidos, ou seja, com utilização de sobrecargas externas ou do próprio corpo são os mais recomendados uma vez que são seguros e além de promoverem a formação e remodelação dos ossos também ajudam no ganho de força e massa muscular, fatores que previnem quedas que sem dúvida é um fator agravantes nas tão comuns fraturas em portadores de osteoporose.   

Musculação 

Partindo da recomendação para tratamento e prevenção através de exercícios resistidos a musculação é um ótimo exercício podendo ser praticado por qualquer pessoa desde crianças até idosos, de preferência com acompanhando de um profissional capacitado. Exercícios realizados em maquinas que isolam os músculos e permitem movimentos seguros conjuntamente com exercícios mais funcionais com utilização do peso do próprio corpo é sem dúvida uma ótima estratégia para tratar e prevenir osteoporose.  


Por Julian Piccinino Ferrara
Educador Físico – CREF: 054404-G/SP
Pós Graduado – Personal Trainer
Consultoria Online | Instagram

 

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

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