Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

São seus olhos? Não amor, são seus óculos!  – Moda

óculos

São seus olhos? Não amor, são seus óculos! 

Já dizia o nosso querido Raul Seixas, quem não tem colírio usa óculos escuros, e vai falar que essa música não vem na sua cabeça todas as vezes que entra numa ótica? 

A primeira lente escura conhecida foi uma lâmina verde usada pelo imperador Nero, no século I, com lentes provavelmente feitas de vidro. 

O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação surgiu na Alemanha, no século XIIIainda pesado e desconfortável. E é claro que os reis do estilo foram quem deram bossa ao acessório, sim queridas os franceses, no século seguinte, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz.  

O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, surgiu apenas no século XVII e, até o século XX, era feito sempre com lentes verdes. Porém na década de 60, esse cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato. Assim, as lentes coloridas tornaram-se moda na década de 70. 

Pois bem, Além de proteger os olhos dos raios solares, tanto no verão quanto no invernoos óculos escuros complementam o look e conseguem, em alguns momentos, levantar o visual mais básico com muito charme.  No entanto, o uso com fins exclusivamente estéticos por vezes leva o consumidor a adquirir lentes que não trazem proteção adequada aos olhos ou, às vezes, criam distorções e até dioptrias pontuais. Isto tem causado graves problemas oculares na população, como a presbiopia precoce, câncer e, em alguns casos, a perda da visão. Opte sempre por peças com garantia de procedência pra que o look de hoje não estrague a sua visão amanhã! 

Dicas: 

  • Para rostos ovais, praticamente todos os modelos de óculos favorecem, recomendando-se não escolher modelos muito largos, que podem “sair” do formato do rosto.
  • Para quem tem o rosto mais redondinho, a dica é usar óculos que dê a ilusão de um rosto mais fino e longo. Para isso, recomenda-se o uso de armações do mesmo tamanho ou maiores que o rosto, com linhas retas e angulares. Não se recomenda o uso de óculos redondos por motivos óbvios. 
  • Para rostos quadrados, as armações curvilíneas, redondas ou ovais são as mais recomendadas, assim como as lentes sem armação inferior que suavizam e definem o rosto; 
  • Para rostos retangulares, a opção são modelos redondos, equilibrando o rosto com queixo ou testa proeminente;
  • Para rostos triangulares (rosto mais fino em cima do que embaixo), o ideal são óculos com armação superior estreita e lentes redondas ou ovais, como o modelo aviador por exemplo.
  • Para rostos triangulares invertidos (rosto mais largo em cima do que em baixo), é recomendada uma armação de preferência sem aros.
  • Para rostos com formato de diamante, as recomendações são modelos ovais ou sem aros, para que haja a ilusão de largura maior acima das maçãs do rosto, complementando as bochechas mais salientes.

Tendência: 

  • Os óculos com armação bem fininha, de metal, estão de volta, disputando espaço com os de acetato. Para um look mais marcante, aposte nos modelos menores e redondos. Agora, se não quer ficar com um visual caricato, os maiores, em formatos como o aviador, podem ser ótima escolha, afinal eles são atemporais! 
  • Na mesma onda dos anos 1990 que os top cropped e as chokers vêm surfando, os minióculos se tornaram os queridinhos das fashionistas internacionais e brasileiras como Bella Hadid, Kylie Jenner, Kate Moss, Helena Bordon, Sabrina Sato, Camila Coelho, Giovana EwbankAnitta, Bruna Marquezine e tantas outras. Eles podem vir em formatos bem quadrados, pontudos ou ovais — o importante é ser bem pequenos e alongados, deixando o seu “olhar 43” à vista 
  • Lembra dos integrantes do N’Sync com seus óculos amarelos? As lentes coloridas voltaram, também com versões em vermelho, azul, verde e rosa. Inspirados na cena clubber, esses óculos transitam bem também em eventos noturnos.  
  • Os óculos gatinho e os modelos com cara de vintage, inspirados nos anos 1970, foram repaginados com acabamentos e formatos diferentes. Os com as laterais puxadas estão ainda maiores e mais pesados. Há versões com lentes espelhadas, armações diferenciadas e formatos mais modernos, unindo referências do passado e do presente.

 

Por Camila Reis

cacareiss@gmail.com

www.perledonne.com.br

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email