Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Moda: Estampa de poá – Revista AMAIS

Estampa de poá

A clássica estampa de poá de tempos em tempos volta a estar em voga, essa é uma das características das estampas atemporais. Ou seja, vale a pena investir!

Olhando os desfiles das principais marcas mundiais, percebi que pelo menos até o verão de 2020 a estampa será muito usada, assim como a onça, mas essa história fica pra próxima.

A estampa conhecida também como polka dot, petit-pois ou simplesmente bolinhas é símbolo da moda dos anos 50, já que o momento pós-guerra pedia uma estampa mais divertida. Marcou os figurinos de estrelas como Marilyn Monroe, mas foi associada também as Pin-Ups.

A estampa ficou ainda mais popular em 1960, com a canção “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, interpretada por Brian Hyland. A música ficou tão famosa que atingiu a primeira colocação na lista Top 100 da Billboard e foi regravada em diversas outras línguas, inclusive no Brasil, como “Biquíni de Bolinha Amarelinha”.

Apesar do seu sucesso, pouco se sabe sobre como realmente surgiu a estampa de póa. Existem alguns créditos de que a estampa surgiu inspirada na polka (ou polca, em português), estilo musical trazido para a América pelos imigrantes do leste europeu, que dançavam em formatos circulares e que teriam em seu figurino grandes bolinhas estampadas, surgindo assim o termo polka dots, ou bolinhas, em inglês.

Quem ainda ganha destaque em popularizar a estampa é Walt Disney, ao criar, em 1928, a personagem Minnie Mouse, conhecida pelo seu figurino cheio de bolinhas. Diz-se que, ao pesquisar sobre as tendências da moda, Walt percebeu que xadrezes e listras não eram uma novidade e que as bolinhas seriam algo diferente.

Ela não se limita apenas aos guarda roupas, está presente também em acessórios como cintos, calçados e bolsas, assim como na decoração.

A estampa divertida, que dá um toque vintage as produções, ultrapassou a combinação preto e branco e já ganhou várias versões de aplicações, tanto em cores, quanto em formatos e padronagens, fazendo combinações até com outros tipos de estampas como listras, animal print e até florais. Combinações essas que, por muito tempo foram consideradas um pecado na moda.
Dicas:

  • Misture estampas e não tenha medo de ousar, porém tenha o espelho como seu aliado e procure sempre combinar o acessório com a cor que tem mais destaque no looks;
  • Aposte nas camisas! Elas são um charme e dá pra fazer looks tanto mais sérios para escritório, quanto mais leves, com shorts por exemplo, pra um almoço de domingo na casa da tia rica;
  • Sem medo de errar: Coloque o poá nos acessórios e dê um charme a mais a looks monocromáticos.

 


Por Camila Bertolini

cacareiss@gmail.com

instagram.com/donadalojatoda

www.perledonne.com.br

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email