Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Linguagem não-verbal na entrevista de emprego

Linguagem não-verbal

Linguagem não-verbal na entrevista de emprego: A consultora visagista Rebeca Ambrósio orienta como utilizar gestos, roupas, composições de cabelo, maquiagem e barba para transmitir uma mensagem pessoal adequada.

Os gestos que fazemos sem perceber, a roupa que usamos e outros elementos transmitem informações para o interlocutor mesmo que não digamos uma palavra.

Veja alguns aspectos importantes em uma entrevista de emprego segundo a consultora:

GESTOS

– Os olho devem ficar sempre voltados ao entrevistador especialmente em respostas mais incisivas, como quando é perguntado “por que devo te contratar”? Nesse momento é muito importante não desviar o olhar para o lado nem abaixá-lo e sim fixá-lo no entrevistador e responder com convicção.

– As mãos não devem fazer gestos muito exagerados, gesticulando para lá e para cá. Uma dica interessante é esconder as mãos sobre o colo de uma maneira natural, mas sem parecer travado.

– Mulheres devem evitar a todo custo mexer no cabelo, pois isso transmite uma intenção de sensualidade inconscientemente, que não é aquilo que a candidata quer passar em uma entrevista de emprego.

– Também deve-se evitar coçar o nariz, orelha e morder os lábios, pois isso denota hesitação.

ROSTO

– O candidato precisa saber o tipo de formato de seu rosto (redondo, triangular, quadrado, etc) pois isso influencia na imagem que ele está passando. O formato de rosto, olhos, nariz e boca acentua um determinado tipo de imagem que dependendo do que a pessoa quer, precisa ser equilibrado com outros elementos.

Por exemplo, se o candidato tem um formato de rosto que expressa muita extroversão e ele procura uma vaga que requer um perfil mais contido e focado, é necessário equilibrar com roupas e outros elementos que componham a mensagem que ela quer transmitir.

CABELO

– O corte de cabelo vai ajudar a amenizar ou potencializar pontos que já foram determinados pelo tipo de rosto. Isso vale para ambos os sexos. No caso das mulheres, o tipo de maquiagem também cumpre esse papel e para homens a barba é utilizada.

ROUPA

– A roupa também é um elemento importante na composição da imagem para ambos os sexos. Questões como a cor, formas das linhas roupa, sejam elas retangulares, arredondadas, diagonais, etc, também influenciam no tipo de mensagem.

 

Entrevistada: Rebeca Ambrósio, consultora visagista

Contato para imprensa: Pedro Carlos Leite, 15 9-9727-6277

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email