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Honda CRF 1000L Africa Twin

Africa Twin

Aceleramos a Honda Africa Twin que chega ao Brasil por R$ 64.900

Aventureira japonesa aposta em motor torcudo, chassi leve e suspensões de longo curso para disputar o segmento bigtrail. Versão Travel Adventure com malas e top-case sai por R$ 74.900

Um ano após seu lançamento mundial, a Honda Africa Twin finalmente chega ao Brasil. A bigtrail japonesa será montada em Manaus (AM) e vendida em duas versões: a standard tem preço sugerido de R$ 64.900, e a versão “Travel Adventure”, com suportes, malas laterais, top case e outros acessórios, por R$ 74.900. Ambas serão comercializadas nas cores vermelha e branca.

Africa Twin

A nova Honda Africa Twin ganhou o sobrenome CRF 1000L, indicando que aposta em um inovador motor de dois cilindros paralelos e 999 cm³ acondicionado em um compacto chassi pronto para encarar qualquer aventura, seja na estrada ou fora dela. Com rodas raiadas e aro 21 polegadas na dianteira, a Africa Twin quer se destacar das concorrentes justamente por oferecer conforto de uma moto touring combinado com a agilidade e o desempenho off-road de uma trail.

Já tivemos o primeiro contato com o modelo no Campo de provas da Pirelli, em Sumaré, interior do Estado de São Paulo. Foram apenas algumas voltas, mas já foi possível notar que se trata de uma moto mais ágil e leve que outras bigtrails. Empurrada por um bicilíndrico que vibra pouco, oferece bastante força em baixos giros, porém potência comedida em altos regimes.

Motor

O bicilíndrico paralelo de 999,1 cm³ com arrefecimento líquido tem o mesmo sistema de comando de válvulas SOHC Unicam, já utilizado na família CRF 250/450R, as máquinas de motocross da Honda. Seu design e a bomba d’água acomodada dentro da caixa de embreagem contribuem para as dimensões compactas do motor, que ainda traz cárter seco com tanque de óleo embutido para garantir a excelente distância livre do solo: 250 mm. Eixos balanceiros primários foram adotados para diminuir as vibrações características dos bicilíndricos.

Africa Twin

Com intervalos de ignição de 270° (o tal virabrequim crossplane), a Honda almejou uma entrega linear do torque em uma ampla faixa de rotações até atingir seu pico de 9,3 kgf.m a 6.000 rpm. Dotado de quatro válvulas por cilindro e alimentado por injeção eletrônica, o motor produz 90,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm.

Para completar o conjunto motriz, embreagem “deslizante” e câmbio de seis marchas, com transmissão final por corrente. Em arrancadas, basta girar o acelerador para que o bom torque do motor e a baixa vibração chamem a atenção. O ronco, em função das leis antiruído, é bem comedido. A embreagem é bastante macia e o engate de marchas segue o padrão de outros modelos da marca: suaves e precisos.

Até atingir 160 km/h – na pista – com a sexta marcha engatada quase não se nota a potência inferior a 100 cv da Africa Twin – o motor tem respostas vigorosas e boa sobra para ultrapassagens. A partir daí os giros crescem com morosidade e o bicilíndrico não tem o mesmo vigor das concorrentes. Foi possível chegar a 200 km/h, porém com a impressão de que não haveria muito mais fôlego.

Africa Twin


Após algumas voltas e com mais confiança, o que mais surpreende na bigtrail japonesa é mesmo sua agilidade, ainda mais se comparado a bigtrails mais pesadas. Em curvas de alta velocidade, a Africa Twin mantém a trajetória graças ao bom conjunto de suspensões formado por garfos telescópicos invertidos Showa com tubos ajustáveis de 45 mm, na dianteira, um amortecedor hidráulico da mesma Showa é fixado por links à balança traseira e oferece ajuste na pré-carga da mola.

Em mudanças bruscas de direção, as rodas raiadas com aros de alumínio nas medidas 21’’ x 2.15, na frente; e 18’’ x 4.00, atrás, contribuem para a agilidade típica das trails. Ambas vêm calçadas com pneus de uso misto nas medidas 90/90-21 e 150/70-18, mas aceitam diversos pneus fora-de-estrada à venda no mercado, caso você queira realmente se aventurar no off-road.

Africa Twin

Arrisquei algumas voltas na pequena pista de terra do campo de provas. O controle de tração tem níveis bem distintos e vai da segurança máxima no nível três a boa liberdade no nível 1. Com a roda dianteira aro 21, que ajuda a enfrentar obstáculos e buracos, e também direciona a moto nas saídas de curva, a Africa Twin aparenta cumprir sua vocação mais off-road – pelo menos nesse primeiro contato.

Mercado


A Honda entra no mercado de bigtrails com uma abordagem mais off-road que as concorrentes, como o modelo referência, a BMW R 1200GS. A Africa Twin é mais leve, tem motor menor e menos eletrônica embarcada, o que pode agradar aos motociclistas mais aventureiros e puristas. Porém, atualmente, o preço está bem próximo: R$ 64.900 contra os R$ 63.900 cobrados pela R 1200 GS Sport +, que tem manoplas aquecidas, piloto automático, e modos de pilotagem.

TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
FOTOS: Mario Villaescusa / Agência INFOMOTO e Divulgação

Hannalee Motta

hannalee@optimus360.com

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