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Glúteos, cadê você?

Glúteos

Glúteos: Primeiramente, é importante destacar que exercícios, multiarticulares são mais eficientes para o desenvolvimento dos glúteos, ainda sim, algumas pessoas precisam de mais exercícios que outras, em função do biotipo de cada um. Mas nada que a REGULARIDADE e PERSISTÊNCIA, não resolvam.

Caso sua mobilidade articular e sua flexibilidade também forem ruins, seu glúteo NÃO IRÁ SE DESENVOLVER: Insuficiência Ativa e/ou passiva, inibição reciproca, e “blá..blá”… podem ser as causas;

E agora? O que eu faço Professor?

Após uma Avaliação Funcional, Postural e Cineantropométrica, ter um prognostico para ser ter um “Norte” – Certamente os Resultados irão aparecer;

Onde faço isso Professor?

Procure profissionais de educação física capacitados e ou procure um Fisioterapeuta ESPECIALISTA, para que ambos possam trabalhar como uma equipe Multidisciplinar;

Quanto a amplitude, descer, até onde?

O ideal seria ultrapassar o ângulo de 90º relação (Quadril/Joelho) ,mas se perceberem a perda de alguma das curvaturas anatômicas da coluna vertebral, PARE! .Em média, após 8 à 12 semanas você já terá outra postura e terá ganho maior amplitude, os resultados já estarão visíveis;

PERIODIZAR: Força, Mobilidade e Flexibilidade – tudo faz parte do treino;

No período inicial, é recomendado o trabalho de flexibilidade com umas 6h de diferença do treino de força, a fim de evitar lesões. Não confunda FLEXIBILIDADE com ALONGAMENTO (este deve estar presente sempre);

E os exercícios isolados?

Os exercícios isolados (tão condenados), podem nos ajudar a reativar músculos “ADORMECIDOS”, especialmente o GLÚTEO.

A elevação de quadril é uma excelente opção; eu arriscaria dizer que outros da mesma forma (quando bem feitos, claro). Por exemplo, uma Abdução de quadril unilateral em decúbito lateral com a perna estendida (Trabalho para tensor da fáscia lata), importantíssimo para evitar desequilíbrios musculares com os adutores de quadril, além de “quando bem aplicado”, unido a tudo que já foi escrito, pode auxiliar à corrigir a famosa depressão troncantérica (aquele “buraco” que se forma ao lado do seu Quadril). AUXILIAR não é SOLUCIONAR;

JAMAIS reproduza um treino sem a supervisão de um profissional de educação física capacitado!

Leiam, Interpretem, “VIAGEM” nas possibilidades, mas PRINCIPALMENTE tenham em mente que para cada indivíduo que possui algumas destas dificuldades, a nossa intervenção como Profissionais, será de SUMA IMPORTANCIA para a eficiência e segurança na prescrição de exercícios. Nós profissionais, temos que estar sempre nos atualizando com novas formas e técnicas de ensino para oferecer cada vez mais um serviço de qualidade e com muita responsabilidade.


Jozimar A. Bezerra – Teco Personal

CREF: 095139-G/SP.

Pós – Graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento – Anhanguera Sorocaba.

Sócio Proprietário da Academia NINE SPORT.

Personal Trainer

Especialista:

– Musculação; Hipertrofia, Emagrecimento e Reabilitações

– Treinamento Funcional

– Corrida de Rua

– Preparação Física Auto Rendimento.

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

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