Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Fitness: Férias escolares e atividades físicas

Férias escolares e atividades físicas

Férias escolares e atividades físicas: No Brasil, metade da população ainda é considerada sedentária, sendo um fator diretamente ligado a inúmeras patologias e outros problemas, por exemplo, obesidade, hipertensão, diabetes, cardiopatias, estresse, dificuldade de socialização, entre outras.

Todos esses agravantes da inatividade só tendem a piorar com o passar dos anos, então a melhor forma de vivermos bem e por mais tempo é iniciarmos no mundo das atividades físicas o quanto antes e é papel do adulto, estimular as crianças e os mais jovens a prática de algum exercício.

A pausa da rotina habitual dos estudos durante as férias escolares é uma grande oportunidade para as crianças e adolescentes deixarem um pouco de lado os computadores, tablets, celulares e vídeo games para buscarem atividades que promovam melhorias à saúde física e mental. Para os que já praticam exercícios, as férias podem ser encaradas como oportunidade para intensificar as atividades físicas ou quem sabe experimentar alguma nova modalidade de estímulos.

FAZER O QUE GOSTA E O QUE TRAZ PRAZER

Uma infinidade de esportes e atividades pode ser praticada em diversos lugares inclusive na própria casa, prédio ou na rua. Escolher algo que traz prazer é muito importante para a continuidade dos exercícios e consequentemente ótimos resultados serão identificados rapidamente.

Parques

Ótima escolha para várias atividades como andar de bicicleta, correr, caminhar em velocidade moderada, jogar vôlei, futebol, basquete e até mesmo ingressar em alguma assessoria esportiva de corrida ou treinamento funcional que cada vez mais se fazem presentes em inúmeros parques e praças de todo Brasil. Até mesmo uma brincadeira de pega-pega em família pode fazer parte de um cardápio de atividades nos parques.

Praias

Para quem costuma tirar os dias no litoral, não deixe de colocar na mala, uma bola, um par de tênis confortável quem sabe um conjunto de frescobol. Algumas praias oferecem aulas de surfe, bodyboard e outras atividades no mar para adultos e crianças que com certeza vão gostar e aproveitar muito. Um antigo e tradicional jogo de taco no final da tarde também pode ser bem-vindo. Algumas praias também disponibilizam redes de vôlei, tênis e quadras para jogar futebol. Enfim, uma simples caminhada acelerada beirando a água é uma ótima opção para sairmos do sedentarismo.

Piscina

Nadar é sem dúvida uma atividade bem completa e que traz inúmeros benefícios. Caso não saiba nadar, procure um professor ou uma academia que ofereça a atividade. Saber “se virar” no meio líquido será de extrema importância para a vida toda!

Academias

Jump, dança, step, zumba, pilates, spinning são alguns exemplos de atividades que normalmente acontecem em grupos nas academias, fator que pode motivar a continuidade das atividades assim que as férias acabarem.  Artes marciais como Judô, Karate, Jiu Jitsu, Muay Thai e outras, quando feitas com professores qualificados além de promoverem um ótimo condicionamento físico e defesa pessoal também trabalharão valores como o respeito ao próximo.

Tenha em vista que independente da atividade física escolhida o que realmente importa serão os benefícios que ela promoverá em sua qualidade de vida. Insira em sua rotina diária gradativamente e torne a atividade algo prazeroso. É importante observar que o volume de exercícios se aproxime de 150 minutos semanais, podendo ser fracionado em 4 a 5 dias por semana, ou seja. É importante que antes de iniciar as atividades passe por uma consulta médica para ter a certeza que esta apto para prática de exercícios.

————–

Por Julian Piccinino Ferrara
Educador Físico – CREF: 054404-G/SP
Pós Graduado – Personal Trainer
Consultoria Online | Instagram

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email