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Fitness: 5 km ou 10 km para 2018 – Revista AMAIS

5 km ou 10 km para 2018

5 ou10 km para 2018

As corridas de rua que mais reúnem participantes são as de 10 quilômetros. Muitos já participaram, outros preferem uma distância menor, os 5 quilômetros. Enquanto isso, a maior parte da população ainda não aderiu as tradicionais provas de corrida de rua, atividade física super motivante e aberta a toda população!

Fato é que tal modalidade tem inúmeras provas durante o ano, na verdade, uma simples busca pela internet encontramos provas todas as semanas, normalmente aos domingos pela manhã (entre 6 e 8 horas é dada largada), algumas também bem legais são as noturnas (normalmente aos sábados à noite). 

E o porquê da corrida? Como outros exercícios, nos entrega uma infinidade de benefícios à saúde, desde emagrecimento, condicionamento físico, melhoras em quadros de diabetes até os efeitos que podem ser considerados indiretos, como oportunidade de novas amizades, melhora do auto estima e controle do estresse. 

Como se preparar?

Estando a saúde em dia, com um alvará médico de que está apto para prática de exercícios regulares, escolha e se inscreva para alguma data de corrida. Se nunca participou e nunca correu mais que 5 ou 10 minutos na esteira vale a pena iniciar “agora” os treinos e pensar em alguma data a partir de 4 meses de treino e iniciar pelos 5km. Mesmo conceito se dá para os acostumados com 5km e que pensam em aumentar a distância para os 10 km!

A ideia é que se faça um preparo prévio para que consiga finalizar a prova sem grandes problemas ou lesões, afinal o grande objetivo para atletas amadores é promoção de saúde. Quando se fala em treinamento de corrida, recomenda-se que tenha um profissional de educação física na preparação e montagem das planilhas de treino. Essas planilhas organizam individualmente as cargas de treino, quantas vezes por semana terá que treinar, qual a duração e a intensidade de cada treino.

Algo muito eficiente utilizado por atletas de elite e que cabe também para a população em geral é a periodização do treino, ou seja, é feito uma análise de quanto tempo falta para o dia da corrida, e em cima desse tempo os treinos evoluem ao passo que se aproxima o grande dia.  

Tomar alguns cuidados são imprescindíveis para não haver complicações durante os treinos e o dia da prova. Usar um bom e adequado calçado, estar sempre hidratado e devidamente alimentado, estar sem dores fortes em regiões como lombar, joelhos e quadris, controle da velocidade, respiração e o mais importante, saber entender os avisos que o corpo nos dá.

Se não tem experiência, não há necessidade de chegar ao máximo que seu corpo aguenta. Uma caminhada durante a corrida pode ser de grande importância! Ter paciência e ser disciplinado, sempre mantendo mínimo de 3 treinos na semana é imprescindível para perceber a evolução das condições físicas! 

Uma tabela de percepção subjetiva de esforço pode ser usada e na verdade seria de grande importância. Para quem é destreinado não há necessidade de ultrapassar as escalas de alarme da tabela! Porém não significa que os treinos tenham que ser leves! Explore o conhecimento dos profissionais de Educação Física. 

5km ou 10km para 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Boa prova! 

5 km ou 10 km para 2018

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Por Julian Piccinino Ferrara
Educador Físico – CREF 054404-G/SP
Pós Graduado – Personal Trainer
Consultoria Online: julianferrara@hotmail.com
Instagram: @julianferrara

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

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