Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Vida Animal: Enriquecimento Ambiental

Enriquecimento Ambiental

Por: Dra. Maíra Cremaski

Enriquecimento Ambiental é a criação de um ambiente que proporciona “desafios” físicos e mentais similares aos da natureza, que seja dinâmico, complexo e interativo.

Para criar e melhorar este enriquecimento ambiental, técnicas como introduzir elementos originais, simples, criativos e de fácil interação na área onde o cão passa seu tempo sendo estimulando a expressar seu comportamento natural e, principalmente, ter oportunidades de escolha. A utilização da mudança do ambiente tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos animais oferecendo possibilidade de escolhas e a expressão do comportamento natural de cada espécie em ambientes artificiais.

Enriquecimento Ambiental

O conceito de Enriquecimento Ambiental começou a ser difundido e aplicado entre biólogos e veterinários de zoológicos em todo mundo na década de 70. Atualmente existem centenas de trabalhos científicos sobre esse assunto, principalmente em animais silvestres, seguido dos animais de produção (avicultura, suinocultura, bovinocultura, etc.) e mais recentemente nos animais de companhia. Os benefícios em tornar o ambiente menos óbvio, com os estímulos físicos e mentais será permitir que o cão expresse seu comportamento natural.

Existem cinco tipos de enriquecimento:

1. Alimentar

Oportunidade de procura e caça de alimentos de diferentes maneiras, evitando a previsibilidade na hora da alimentação;

2. Sensorial

Oferecer recursos e situações que estimule os cinco sentidos dos animais: sonoro, olfativo, visual, tátil e gustativo;

3. Físico

Por meio de objetos simulando o habitat mais natural e adequado para cada espécie, como esconderijos, obstáculos, lugares para subir, descer, esconder, pendurar, entre outras.

4. Cognitivo

Estimula a capacidade intelectual (concentração, coordenação motora, memória e raciocínio) por meio de “quebra-cabeças” que escondem alimentos;

5. Social

Consiste em interagir com animais da mesma ou de outras espécies,  da mesma forma como acontece na natureza.

Com a população de cães e gatos domésticos crescendo cada vez mais, e sua relação com o ser humano tornando-se cada vez mais estreita, os tutores buscam o conforto de seus animais quando estes moram, muitas vezes, em espaços pequenos, como apartamentos sem pátio, ou casas com espaço reduzido. Sendo assim, o enriquecimento desses ambientes pode ser a chave para evitarem-se problemas comportamentais, permitindo uma convivência saudável entre o tutor e o animal, benéfica para ambos.

Enriquecimento Ambiental

REFERÊNCIAS

Dog Solution

Saúde Animal

Cão Cidadão

Pet Games

Handle

Por: Dra. Maíra Cremaski

Medica veterinária formada na UEMP (CRMV-SP 25.716)

Especialista em Diagnóstico por Imagem – Unesp Araçatuba.

Hannalee Motta

hannalee@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email