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Empreendedorismo: Análise de mercado – Iniciando o seu plano de negócio!

análise de mercado

Análise de mercado: Após fazer seu modelo de negócio, ferramenta que abordamos na edição de dezembro, está na hora de você começar o seu plano de negócio! Nele você irá definir como e quando você iniciará suas atividades e se sua proposta é economicamente viável.

A primeira tarefa a ser feita é a análise de mercado, onde você verificará se o seu modelo de negócio é relevante e viável no mercado que você quer atuar. Para isso, serão analisados quatro variáveis: clientes, concorrentes, fornecedores e governo.

Clientes: com seu público alvo definido, você precisa entender qual o tamanho do seu mercado e como ele se comporta. É possível encontrar gratuitamente diversos dados demográficos por estado, região e cidade no site do IBGE e também diversas pesquisas sobre comportamento do consumidor no google acadêmico. Outra atividade importante que pode ser feita é uma pesquisa com alguns clientes potenciais do seu produto/serviço, para entender as principais necessidades deles, o que eles acham que não pode faltar no seu produto/serviço e o que não é atendido satisfatoriamente atualmente.

Concorrentes: analise quais e quantos são seus concorrentes considerando o seu público alvo e o local que você atua, qual a proposta de valor deles, estratégia de marketing e preço que praticam. Mesmo que você crie um produto/serviço novo, analise se ele é fácil de copiar e em quanto tempo você já teria concorrentes no seu mercado.

Fornecedores: descubra as opções de fornecedores disponíveis, quais os preços cobrados, a capacidade de fornecimento, onde estão localizados e sua estabilidade econômica. Muitas empresas deixam de existir pois tem um único fornecedor que tem problemas financeiros e quebram, ou que tem alto poder de negociação por ser o único do mercado e cobram preços acima do viável.

Governo: pesquise se a atividade que irá praticar já é regulamentada pelo governo, quais as exigências legais para exercer sua atividade e os impostos que serão pagos. Se o governo for seu cliente entenda como funcionam os processos de licitação e em que frequência são feitos.

Com todas essas informações em mãos você deve revisitar seu modelo de negócio e fazer os ajustes necessários para se adaptar e atender de melhor forma o seu mercado! O próximo passo do plano de negócios é fazer o seu plano de marketing, que falaremos na próxima edição!

Bons negócios!

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análise de mercadoPor Julio Petta

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Prebisteriana Mackenzie

Fundador da Collabori Consultoria e Capacitação

 

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

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