Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

É gripe ou resfriado?

É gripe ou resfriado?

É gripe ou resfriado?: Especialista fala sobre duas das doenças respiratórias mais comuns no inverno e que ainda confundem muita gente

Nesta época do ano tanto a gripe quanto o resfriado pegam muita gente desprevenida. Basta observar a quantidade de pessoas espirrando ou tossindo na espera por atendimento nas unidades de saúde. Mas afinal, como saber se o que está causando os sintomas é gripe ou resfriado?

Quem explica é Patrícia Ruiz, enfermeira da Dr. Vacina, clínica de vacinas do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP). “De um modo geral, a gripe tem sintomas mais intensos e de maior duração do que o resfriado. Além disso, o resfriado afeta a parte superior dos pulmões, já a gripe pode atingir todo o órgão, podendo causar complicações se não tratado adequadamente”, afirma.

Outra diferença importante entre as doenças é o vírus que as causam e a duração dos sintomas. “A gripe é causada pelo vírus Influenza e o resfriado, pelo Rhinovírus ou outros semelhantes. A gripe tem a duração de 7 a 10 dias e apresenta sintomas como febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça, dor nos olhos, garganta e nariz escorrendo, podendo levar à pneumonia em alguns casos. O resfriado pode durar 2 a 4 dias, pode provocar febre baixa, tosse, dor muscular, dor de cabeça leve, mal-estar, nariz escorrendo e rouquidão. As possíveis complicações incluem rinite, sinusite e bronquite”, detalha a especialista.

“Outra diferença marcante é que a gripe leva a pessoa a ficar de cama, sem ter condições de sair de casa e trabalhar. Pessoas pertencentes a grupos de risco, como idosos, gestantes, doentes crônicos e crianças correm risco elevado, inclusive de morte, reforçando a necessidade da imunização”, frisa Patrícia.

A vacinação é uma das melhores formas de se prevenir contra a gripe. “A vacina contra a gripe é segura e inativada, e, portanto, não causa a doença como muitas pessoas pensam. Atualmente existem dois tipos de vacinas disponíveis: a trivalente (com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B) e a quadrivalente (com duas cepas de vírus A e duas de vírus B), sendo esta última disponível somente em clínicas particulares”, detalha a enfermeira.

“A vacina é indicada a partir dos 6 meses de vida e em todas as outras faixas etárias e deve ser repetida anualmente, independente da data em que foi realizada no ano anterior”, conclui Patrícia.

É gripe ou resfriado?

Patrícia Ruiz, enfermeira da Dr. Vacina, clínica de vacinas do Centro Médico São José.

A clínica Dr. Vacina fica no Centro Médico São José de Cerquilho, que fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site ou pelo Facebook.

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email