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Empreendedorismo: Dicas para o seu negócio no final de ano 

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Estamos chegando no último trimestre do ano e com ele três datas importantes para a economia. Você já pensou como vai se preparar e quais serão seus diferenciais para cada uma delas? A seguir dou algumas dicas para ajudar no planejamento e vendas dessas datas! 

Dia das Crianças: brinquedos e roupas são os produtos mais procurados, porém como seus concorrentes também vão oferece-los, é importante ter os produtos e personagens que estão na moda. Existe uma tendência cada vez maior de presentes que gerem maior interação entre pais e filhos, então ter opções nesse nicho pode ser um diferencial. Para atrair e manter clientes na sua loja por mais tempo, você pode criar algum espaço lúdico para as crianças se divertirem com um monitor enquanto os pais fazem as compras. 

Black Friday: data que tem ganho cada vez mais importância no comercio eletrônico e nas lojas físicas. Os clientes procuram altos descontos e muitos adiam algumas compras para aguardar um preço melhor nessa data, ou até antecipam as compras de Natal. A sugestão é trabalhar alto desconto em itens que são de baixo giro ou de coleções passadas para atrair os clientes, e ter um desconto interessante para alguns produtos muito procurados, assim você consegue atender os diversos consumidores. Segundo o e-bit, as principais categorias vendidas em 2017 no e-commerce foram eletrodomésticos (23%), celulares (21%), eletrônicos (17%), informática (10%) e casa e decoração (6%). 

Natal: Nos últimos anos o Natal se tornou uma data onde as “lembrancinhas” predominam, então é importante oferecer diversas opções de presentes mais baratos e ter algumas opções de presentes mais caros, que são dados aos parentes mais próximos. Para conseguir aumentar o ticket médio da sua loja, vale a pena investir em promoções como “em compras acima de XX reais ganhe um brinde”, assim você estimula seu cliente a colocar mais produtos na cesta de compra. 

Defina suas estratégias, faça seu planejamento de estoque e boas vendas! 


Julio Petta
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Fundador da Collabori Consultoria e Capacitação
E-Mail | Site

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

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