Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Beleza: Cuidados com a pele no outono e inverno – Revista AMAIS

outono e inverno

Com a chegada do outono e inverno, as temperaturas mais frias e a baixa umidade do ar levam a uma diminuição da oleosidade natural da pele e da transpiração corporal, dando à pele um aspecto ressecado, esbranquiçado e sem viço, sendo essas umas das principais queixas de mulheres e homens nos consultórios dermatológicos.

Nessa estação do ano, devemos redobrar a atenção com a pele lançando mão de cuidados simples, que fazem a diferença, para manter a pele hidratada e saudável, para aproveitar o máximo dos dias frios.

  • HABITOS SAUDÁVEIS

Com a mudança de temperatura, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão regular de água, entretanto é importante que consigamos manter uma alimentação saudável. Um corpo devidamente hidratado reflete numa pele macia e elástica. Alternativas para manter uma hidratação adequada, são o consumo de chás e sucos de frutas, que podem fazer dessa prática um hábito mais prazeroso. O consumo de frutas com alto teor de água também pode ajudar manter uma hidratação regular.

  • BANHOS QUENTES

A limpeza da face e do corpo deve ser realizada cuidadosamente, já que nessa época costumamos aumentar a temperatura do banho, além de prolongar o tempo que ficamos embaixo do chuveiro. Banhos quentes diminuem o manto lipídico da pele, responsável pela retenção da umidade, piorando a sensação de ressecamento.

Quanto ao sabonete, a escolha deve ser para aqueles com formulações mais suaves, dando preferência ao uso de sabonetes líquidos ou de syndet (synthetic detergent), que sao substâncias de limpeza menos irritantes com pH mais próximo ao da pele. No corpo, o uso de agentes limpantes deve ser preferencial para as áreas de dobras, como região genital e axilas.

  • HIDRATE SEMPRE!

O uso de produtos hidratantes, específicos para cada tipo de pele, deve ser realizado logo após o banho, quando a absorção do produto é maior, aproveitando o vapor do banheiro, para restaurar a elasticidade, a hidratação e a maciez da pele.

Sempre lembrando que hidratantes para rosto e corpo são diferentes e devem ser individualizados.

Os lábios também são afetados no frio, assim, o uso de hidratantes específicos para essa regiao, várias vezes ao dia, pode evitar a descamação e as rachaduras.

  • PROTEÇÃO SOLAR

Mesmo nos dias frios e nublados também estamos expostos a radiação solar, portanto, nao devemos nos descuidar do uso de protetores solares, inclusive os labiais. Produtos que aliam hidratação e fotoproteção podem ser excelentes opções nesta época do ano. Com a diminuição natural à exposição solar nos dias mais frios, essa é uma época propícia para a realização de procedimentos dermatológicos como peelings e laser.

Vale lembrar, que doenças como dermatite atópica, dermatite seborréica, psoríase entre outras, podem ter seus quadro exacerbados com as baixas temperaturas. Esses pacientes devem ser sempre orientados nas consultas de rotina a intensificarem os cuidados com a pele antes mesmo de o frio chegar.

Para saber mais sobre os cuidados e tratamentos ideais para sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

_______________________________________________________________________

Por Dra. Bruna Vieira

Dermatologista / CRM: 149915outono e inverno

Dra. Bruna Vieira

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email