Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Cuidados com a Postura

postura

“A postura nada mais é do que a posição das articulações e do tronco durante uma atividade ou repouso físico”. É assim que o ortopedista Dr. André Ursolino, do Centro Médico São José, de Cerquilho, define o termo. Por meio desta explicação, fica mais fácil entender porque a postura inadequada pode provocar dores, lesões e deformidades, principalmente na região lombar (costas) e cervical (pescoço).

O médico explica nos dias de hoje, os problemas relacionados à postura estão cada vez mais frequentes: “Isto ocorre principalmente por conta de hábitos como o sedentarismo, obesidade, passar muitas horas na mesma posição (sentado ou em pé), além da crescente dependência de celulares e tablets, que não possuem ergonomia adequada para o uso contínuo”, conta.

“Para se ter uma ideia, quando a postura está correta, o peso transmitido à coluna cervical é de cerca de 5 kg, porém, ao inclinar excessivamente o pescoço para frente, como quando estamos olhando para o smartphone, essa carga pode chegar a 27kg. O resultado disso é uma sobrecarga óssea e muscular, que provoca dores, inflamações e limitações de funções. Em casos graves, o problema pode se tornar crônico e provocar uma hérnia de disco”, alerta Dr. André.

O mesmo pode acontecer ao sentar inadequadamente. “Quando as costas não estão corretamente apoiadas no encosto da cadeira ou então, ao ficar com a coluna curvada, há sobrecarga na região lombar, que também pode inflamar, causando dor e demais problemas”, afirma.

O tratamento das lesões por má postura depende da gravidade do caso. “É importante corrigir a postura para evitar que o problema se repita, além de consultar um médico ortopedista, que irá indicar o tratamento, que pode incluir medicamentos, fisioterapia, fortalecimento físico e até mesmo cirurgia em casos extremos, como a hérnia de disco”, conta.

Para prevenir estes incômodos é preciso corrigir a postura no dia a dia. “É fundamental manter sempre a coluna cervical alinhada com o tronco, evitar muitas horas na mesma posição, dormir em colchão e travesseiros adequados e evitar dormir de bruços. Também é preciso evitar carga excessiva na coluna e principalmente, ter uma rotina ativa de exercícios físicos e alongamentos para manter a musculatura da coluna, quadril e abdômen fortalecidos, evitando crises de dor”, conclui Dr. André Ursolino.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site ou pelo Facebook.

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email