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Como encontrar o ponto de equilíbrio do negócio – Revista AMAIS

Como encontrar o ponto de equilíbrio do negócio

Plano Financeiro – Como encontrar o ponto de equilíbrio do negócio?

Um fator fundamental no planejamento do seu negócio é entender quanto você precisa faturar para cobrir os seus gastos fixos mensais e a empresa ficar no “zero a zero”, esse valor é conhecido como ponto de equilíbrio.

Para isso você precisa primeiro apurar quais são seus gastos fixos e seus valores. Alguns exemplos de gastos fixos são: aluguel, funcionários, marketing, material de escritório, manutenção, contador, entre outros.

O segundo ponto é calcular a margem de contribuição percentual média da empresa (assunto abordado na edição de abril), que é o percentual das vendas que sobra para a empresa pagar os gastos fixos e distribuir lucro. Dividindo o custo fixo pela margem de contribuição, você chegará no seu ponto de equilíbrio, como no exemplo abaixo:

Gastos fixos R$ 2.400,00
Margem de contribuição 60%
Ponto de equilíbrio (gastos fixos/margem) R$ 4.000,00

Nesse exemplo, a empresa precisa faturar R$4.000,00 para atingir o ponto de equilíbrio, a partir desse faturamento é que sobrará dinheiro para a empresa distribuir lucro. Quando você calcula seu ponto de equilibro é importante fazer alguns questionamentos:

– Tenho um publico alvo potencial para alcançar esse valor de venda mensal?

– Minha estrutura de negócio e marketing consegue transformar o público potencial na quantidade de compradores necessária?

– Consigo produzir o volume necessário para atingir o faturamento mínimo?

Se alguma das respostas for não, você precisa rever sua estratégia e custos para se adaptar a alcançar/superar esse objetivo. Se isso impactar em gastos (custos ou despesas) maiores, você precisará recalcular o ponto de equilíbrio até chegar em um ponto que a estrutura da sua empresa consiga trazer as vendas necessárias para alcançar ou superar o ponto de equilíbrio.

Lembrando que se você é dono de uma empresa que visa lucro, sua empresa deve ser projetada para superar o ponto de equilíbrio e trazer o lucro mensal esperado por você. É comum no início do negócio algumas empresas terem projeção de prejuízo nos primeiros meses, por necessitarem de uma estrutura grande para funcionar e terem um tempo de captação de clientes, mas no longo prazo ela precisa dar lucro consistentemente para pagar o investimento feito por você.

Na próxima edição falaremos sobre como calcular o retorno do investimento, para você concluir seu plano financeiro e plano de negócios!

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Julio Petta
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Fundador da Collabori Consultoria e Capacitação
E-Mail | Site

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

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