Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Boituva: Cia Teorema de Teatro completa 10 anos!

Cia Teorema de Teatro

A Cia Teorema de Teatro nasceu oficialmente em 2009 por iniciativa dos alunos de iniciação teatral da Oficina Municipal de Artes de Boituva. O objetivo era a formação de um grupo de teatro que pudesse trabalhar montagens de espetáculos e pesquisa, além das aulas durante a semana e da prática de jogos teatrais. Portanto, com ensaios aos sábados e sob a direção da atriz e diretora Glaucy Policeno Bolara, o grupo deu início a uma grande trajetória. 

Com diversas formações, mais de 30 pessoas entre atores e músicos passaram pela Companhia que ficou sob nova direção em 2014, quando o ator Davi Lima assumiu a coordenação dos trabalhos com a montagem adaptada da consagrada obra “Ópera do Malandro” de Chico Buarque de Holanda. 

A Cia Teorema recebe apoio físico e financeiro da Oficina Municipal de Artes de Boituva e a Secretaria de Esportes, Juventude, Lazer e Cultura (SEJUC). 

Espetáculos
 

2007 – O que é o que é?
Texto: Maria A. S. F. Aguiar
Direção: Glaucy Policeno  

2008/2009 – Geração Coca-Cola
Texto: Ronaldo Ciambroni
Direção: Glaucy Policeno

2010/2011 – Arena Conta Zumbi
Texto: G. Guarnieri e A. Boal
Direção: Glaucy Policeno

2011 –  Performance Sítio do Pica Pau Amarelo
Direção: Glaucy Policeno

2011 – Musical Antigos Carnavais
Texto: Glaucy Policeno
Direção: Glaucy Policeno

2011  Crácula um Vampiro em Tempos de AIDS
Direção: Glaucy Policeno

 

2012/2013 – Os Saltimbancos
Texto: Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov
Adaptação: Chico Buarque de Holanda
Direção: Glaucy Policeno

2014 – A Volta do Malandro” adaptação da Opera do Malandro
Texto: Chico Buarque de Holanda
Direção: Davi Lima

2017 – Sacra Folia
Texto: Luis Alberto de Abreu
Direção: Davi Lima

2018 – “Primavera Sem Fim” adaptação do Despertar da Primavera
Texto: Frank Wedekind
Direção: Davi Lima 

 

Premiações
 

– Atriz Revelação da Fase Regional do Mapa Cultural Paulista 2009/2010 para Débora Simonetti (Dóris – Geração Coca-Cola). 

– Menção Honrosa da Fase Regional do Mapa Cultura Paulista 2011/2012 como Melhor ator para Guto Campos com o espetáculo Arena Conta Zumbi.

– Menção Honrosa da Fase Regional do Mapa Cultura Paulista 2011/2012 como Melhor Direção para Glaucy Policeno Bollara com o espetáculo Arena Conta Zumbi.

– Menção Honrosa da Fase Regional do Mapa Cultura Paulista 2011/2012 como execução de Música ao Vivo com o espetáculo Arena Conta Zumbi.
 

– 3º Colocado (2º Suplente) da Fase Regional do Mapa Cultura Paulista 2013/2014 com o espetáculo “Os Saltimbancos”.

– Menção Honrosa da Fase Regional do Mapa Cultura Paulista 2013/2014 pra a Preparação Vocal do Grupo com o espetáculo “Os Saltimbancos”.

– Melhor Maquiagem (Galinha – Os Saltimbancos) no 12º Festival de Teatro do SESI/Sorocaba-SP em 2013.

– Melhor Sonoplastia (Os Saltimbancos) no 12º Festival de Teatro do SESI/Sorocaba-SP em 2013.

– Atriz Revelação – Duda Góes (Gata – Os Saltimbancos) no 12º Festival de Teatro do SESI/Sorocaba-SP em 2013.

– Melhor Atriz – Gaby Policeno (Galinha – Os Saltimbancos) no 12º Festival de Teatro do SESI/Sorocaba-SP em 2013. 

 

– Indicados como Melhor Cenografia, Melhor Figurino, Melhor Coreografia, Melhor Direção e Melhor Ator com o espetáculo “Os Saltimbancos no 12º Festival de Teatro do SESI/Sorocaba-SP em 2013.

– Segundo Melhor Espetáculo (Os Saltimbancos) na 5ª Mostra de Artes Cênicas da cidade de Quadra/2013.

– Melhor Conjunto Coreográfico (Os Saltimbancos) na 5ª Mostra de Artes Cênicas da cidade de Quadra/2013.

– Melhor Atriz – Gaby Policeno (Galinha – Os Saltimbancos) na 5ª Mostra de Artes Cênicas da cidade de Quadra/2013.

– Melhor Maquiagem (Os Saltimbancos) na 5ª Mostra de Artes Cênicas da cidade de Quadra/2013.

– Indicação de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Sonoplastia e Melhor Figurino na 5ª Mostra de Artes Cênicas da cidade de Quadra/2013 com o espetáculo “Os Saltimbancos”.
 

Elenco atual 

 

Atualmente a Companhia Teorema de Teatro está em cartaz com o espetáculo “Primavera Sem Fim” uma adaptação musical para a peça expressionista de 1891 escrita por Frank Wedekind. O Despertar da Primavera é uma das obras mais polêmicas da literatura, um trabalho tão ousado em sua descrição do adolescente e da autodescoberta, que foi banido do palco e não realizada em sua forma completa por quase 100 anos.
 

O ambiente é Alemanha, 1891. Um mundo onde os adultos têm todas as cartas, a bela jovem Wendla está passando pelo seu aniversário de 14 anos e começa a pensar sobre a “Lei da Vida”. Quando pergunta a sua mãe de onde vêm os bebês. Enquanto, o brilhante e destemido jovem Melchior, defende seu amigo Moritz – um menino que é tão traumatizado pela puberdade e as mudanças de seu corpo, que não consegue se concentrar em nada. Em uma tarde na floresta, Wendla e Melchior descobrem um desejo diferente de tudo que já sentiram.
 

A peça explora a confusão e o desespero que seguem quando uma avalanche de hormônios invade o corpo dos adolescentes. O espetáculo celebra uma viagem inesquecível da juventude à idade adulta com um poder, pungência e paixão que você nunca vai esquecer.
 

O atual elenco é formado pelos atores e atrizes Guto Campos, Ramon Mattos, Heloise Comin, Letícia Flauzino, Fábio Silva e Duda Goés, conta também com a participação do pianista Samuel Vaz, o violinista Luiz Gustavo Bimbatti e o percussionista Jéferson Olivera. A Direção Musical fica por conta do músico e cantor Fábio Silva e a direção geral do ator e diretor Davi Lima. 

DEPOIMENTOS 

“Acompanho a Cia Teorema desde sua primeira formação, participando algumas vezes como contrarregra. A cada ano o grupo vem imprimindo a sua marca com produções bem trabalhadas da pesquisa até a execução, sempre trazendo algumas mensagens, reflexões e o mais importante que sempre com artistas da cidade, evoluindo a cada montagem. Parabéns a todos os integrantes e ao diretor Davi Lima. Boituva precisa disso.”
(Paulo Oliveira – Dançarino, Professor de Dança e proprietário da Academia de Dança Estúdio Fama).

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email