Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Aclowndemia: Seminário aborda a história do circo-teatro

Aclowndemia

A Aclowndemia – Centro de treinamento cômico, ginástica do riso e estudos de palhaçaria realiza, neste domingo (02) às 17h, seminário que irá abordar a trajetória do circo-teatro. O ator e artista circense sorocabano Gui Martelli irá conduzir o encontro, juntamente de Guaraciaba Malhone, integrante da velha guarda do tradicional Circo-Teatro Guaraciaba. Haverá ainda a exibição do documentárioCirco-teatro, alegria do povo, de Sandra Nascimento. A entrada é gratuita.

O bate-papo girará em torno da arte do circo-teatro, que já revelou diversos artistas em Sorocaba ao longo de sua história. Gui Martelli irá contar sobre a sua trajetória em peças deste estilo. Já a atriz Guaraciaba irá complementar este encontro, levando aos presentes toda a sua experiência em lonas de circo desde a sua infância, ao lado de seu pai, Antônio Malhone, o palhaço Pirolito. O Circo-Teatro Guaraciaba é uma das companhias circenses mais importantes do País, com mais de 70 anos de apresentações registradas por vários cantos do Brasil.

O seminário é aberto ao público e servirá como o início do módulo de Circo-Teatro do curso que a Aclowndemia está oferecendo na cidade, em parceria com a Lei de Incentivo à Cultura (Linc) – edital de 2017. Artistas novos e veteranos estão participando de aulas de palhaçaria desde março deste ano, sendo que o curso possui 7 meses de duração.

Para participar do encontro deste domingo, é só se dirigir à sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, que fica na rua Júlio Hanser, 140, Jardim Santa Lucinda (próximo à rodoviária).

Documentário

O documentário Circo-teatro, alegria do povo foi realizado com apoio da Linc e foi lançado em 2008. Sandra Nascimento, por meio de sua produtora Loja de Ideias, mergulhou durante dois anos numa pesquisa para retratar essa modalidade artística. O filme, de 1 hora de duração, mostra ainda o processo de produção do Grupo Manto, que estava focado num projeto de ressurgimento do circo-teatro em Sorocaba.

Fonte: Aclowndemia

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email