Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

6 motivos para ter uma horta em casa

horta

Horta: Ter acesso a temperos e hortaliças orgânicos (sem agrotóxicos) e colhidos na hora do consumo não é exclusividade de quem dispõe de grandes espaços para cultivo de uma horta em casa.

As hortas podem ser cultivadas em qualquer casa ou apartamento. Basta um pouco de dedicação e criatividade.

Confira 6 motivos para ter uma horta em casa:

SAÚDE

Você também têm a impressão de que atualmente parece que se alimentar tem ficado cada vez mais perigoso?

Os resultados da nossa alimentação são sentidos em nosso corpo diariamente. A longo prazo, os efeitos de uma má alimentação podem ser devastadores na saúde de uma pessoa.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo. Um panorama bastante preocupante. Assim, o melhor jeito de controlar a qualidade do que se come é plantando você mesmo.

Nesse sentido, ter uma horta em casa pode ser de grande ajuda.

Ela estimula um maior consumo de vegetais e legumes, já que é muito prazeroso comer o que você mesmo plantou.

Além disso, você sabe a procedência exata dos alimentos que está comendo, tendo a certeza que são livres de toxinas e agrotóxicos. É a tal comida de verdade!

SUSTENTABILIDADE

Ter uma horta em casa é uma prática extremamente sustentável. Cultivar seus próprios alimentos em casa gera menos lixo, menos desperdício, não estimula o desmatamento e o aquecimento global, não polui o solo e os rios e não é conivente com o trabalho análogo ao escravo.

ECONOMIA

Os preços dos alimentos nos supermercados estão subindo a cada dia, chegando a patamares abusivos. Adquirir mudas e sementes é muito mais barato. Assim, você consegue garantir alimentos de qualidade que fazem bem para o seu bolso e para a sua saúde.

E já pensou em promover as hortas no seu bairro? Cada vizinho planta alguma coisa e depois vocês trocam! Todo mundo ganha saúde, economiza e cuida do ambiente.

LAZER/TERAPÊUTICO

Além do prazer de cultivar alimentos na sua própria casa, o cuidado com as plantas também ajuda a reduzir o estresse do dia a dia através do contato com a natureza. No momento em que você entra em contato com a terra, suas energias são renovadas. A atividade estimula a liberação de serotonina, hormônio do bem-estar, aumenta sua autoestima e faz você se sentir útil.

EDUCATIVO

O cultivo de hortas é capaz de desenvolver processos de aprendizagem inovadores, sensibilizantes e promotores da cidadania ambiental.

Quem tem criança em casa sabe como é difícil entretê-las e manter a sua atenção em alguma coisa que não seja tecnológica.

Então, se você tem filhos envolva-os no processo de cultivo e cuidados com a horta. Explique a ele todos os benefícios que já citamos anteriormente. Discuta os impactos de uma alimentação saudável, a relação com o alimento e com o desperdício, o senso de responsabilidade e cuidado com os outros.

ALIMENTOS FRESQUINHOS A QUALQUER HORA

Com a sua hortinha você tem alimentos e temperos disponíveis a qualquer hora. Sempre fresquinhos, direto da terra para você.

Com isso você poupa tempo, não precisando ir constantemente a mercados para comprar produtos frescos. Além de criar muito mais intimidade com seu alimento. É muito mais sabor, prazer e satisfação.

Fonte: Armário Orgânico

Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email