Encontre aqui o melhor da região.
Background Image

Conheça 5 curiosidades sobre as Calopsitas

calopsitas
As calopsitas estão, a cada dia que passa, conquistando o seu espaço na vida dos tutores. Uma das curiosidades sobre calopsitas é que elas estão entre as principais escolhas de quem deseja ter uma ave de estimação. São fofas, adoráveis e uma ótima opção para quem gosta de interação, uma vez que elas, muitas vezes, amam brincar com os humanos.
A calopsita é da mesma família das cacatuas, os chamados psitacídeos – que são aquelas aves que possuem o “bico torto”. Ela é originária da Austrália e a primeira menção à espécie aconteceu em 1792. Porém, foi somente em 1894 que ela começou a ser criada em cativeiro, na Europa. No Brasil, elas chegaram apenas em 1970.
Esta espécie de pássaro é doméstico, ou seja, ele precisa do homem para determinadas funções. Por isso mesmo é muito importante que os donos conheçam muito bem elas. Exatamente por isso, separamos 5 curiosidades sobre calopsitas, dá uma olhada!
1. Elas podem viver mais de 10 anos!
A verdade é que a estimativa de vida das calopsitas chega aos 30 anos – e as de cativeiro aos 20 anos. Se você cuidar dela certinho e atender suas necessidades, poderá ter uma companhia amigável e carinhosa por muito tempo, já que o tempo médio de vida das calopsitas variam entre 12 e 15 anos.
2. Sua crista pode ser um termômetro de humor
É possível saber qual o estado de humor da sua calopsita apenas observando os movimentos de sua crista. Quando está bem tranquila, ela costuma deixar as penas para baixo, já quando está assustada, eufórica ou animada, fica com as penas para cima.
3. Ela mostra que está com preguiça bocejando
Assim como os humanos, as calopsitas demonstram sua preguiça, sono ou cansaço, com um movimento bem característico: bocejando. A verdade é que esse momento – que acontece repetidas vezes – está entre uma das coisas mais fofas que esse pássaro faz.
4. Fidelidade é seu codinome
Elas são consideradas aves monogâmicas, ou seja, quando escolhem um companheiro é para a vida toda. Quem geralmente opta por um parceiro é a fêmea e não é um processo nada fácil, já que elas são rigorosas e podem demorar anos até encontrar o par ideal.
5. Como saber se é macho ou fêmea?
Identificar se a sua calopsita é macho ou fêmea pode ser bem difícil e, nesses casos, o mais indicado é fazer um exame de sexagem. Também é possível perceber as diferenças de comportamento. De qualquer forma, muito cuidado ao escolher o nome do seu pet sem saber qual o sexo exato!
Elas são aves amáveis que possuem inúmeras atitudes fofinhas e engraçadas.
Hannalee Motta

hanna@optimus360.com

Deixe um comentário

avatar

Senha redefinida. Um link será enviado para o seu email